VIRTUDE: HISTÓRIAS DA CHINA ANTIGA

 



E finalmente está chegando! Dia 17 de dezembro de 2023 acontecerá o lançamento do meu novo livro: VIRTUDE: HISTÓRIAS DA CHINA ANTIGA! Trata-se de uma coletânea composta de 12 histórias adaptadas para os quadrinhos por mim, à partir de narrativas que se passam em tempos distintos dentro da longa história da China e que tem um tema em comum: o conceito da VIRTUDE. 

Mas afinal, o que é virtude? 

 Em Mandarim, o termo Virtude - (dé) - carrega significados internos muito profundos e é parte essencial do entendimento do ser humano e de sua relação com o Universo. Ainda assim, parece ser um conceito difícil de se descrever em palavras. Vou citar aqui um trecho do posfácio do livro, escrito pelo coordenador do projeto, Guilherme Machado.

    "No Ocidente, grandes sábios e filósofos dedicaram parte de suas obras para definir idealmente o que é Virtude. Curiosamente, é difícil encontrar uma definição precisa e exata da palavra Virtude. É como se o significado fosse intrínseco e compreendido intuitivamente no pensamento chinês e, se fossemos tentar nos aproximar de uma definição objetiva, o melhor que conseguiríamos é: "a virtude é o modo de ser de uma pessoa boa". Ao nos deparar com essa ausência de uma definição clara, nos aproximamos de uma característica fundamental da cultura tradicional chinesa: a transmissão de valores e tradições através de histórias edificantes e de exemplos concretos. Ao aprender sobre lealdade (), uma criança da China Antiga ouviria de seus pais sobre a vida de Yue Fei, um general famoso cujas ações históricas encarnaram esse conceito. Quando o assunto era honra (), o conto de Guan Yu e a longa marcha protegendo as esposas go general Liu Bei se tornava o foco. A própria história da civilização chinesa forjou um rico repertório de exemplos didáticos de virtude e moralidade. Da mesma forma, figuras corruptas e malignas se tornaram exemplos de falta de virtude e do que não fazer."

Esta coletânea é o meu terceiro livro inspirado pela cultura tradicional chinesa. O livro tem 140 páginas, com capa dura. É com certeza meu maior trabalho até hoje.

Para adaptar essas histórias, usei diferentes técnicas de pintura, passando pela aquarela, ecoline e carvão vegetal. Procurei imprimir uma estética única para cada conto, que aos meus olhos melhor expressasse o sentimento que cada narrativa me passava. 

Dentro da cultura tradicional chinesa, aprendi que o sentimento, o sentido interno é valorizado em uma representação artística ainda mais que o exterior, a textura e a superfície das coisas.  De posse desse entendimento, busquei expressar esse conceito em minhas artes. 

O vermelion, feito á partir do pó de cinábrio mineral, é um dos pigmentos mais antigos do mundo e foi usado na China desde o passado remoto. Depois apareceu os pigmentos azul e ocre, também minerais, que foram levados da Índia até a China e deram origem ao método chamado de "Azul e Verde", um dos estilos mais populares de pinturas durante várias dinastias antigas da China. Procurei referenciar esse conceito em uma das histórias do livro, que chamei de "Irmãos de Verdade", que narra a famosa amizade de Yang e Zuo, uma história de forte emoção e que considero o clímax narrativo do meu livro. 

Agora apresento as primeiras cinco páginas do livro VIRTUDE: HISTÒRIAS DA CHINA ANTIGA, que compõem uma história completa: "Um Sinal no Céu", que se passa no período das Primaveras e Outonos, há aproximadamente dois mil e quinhentos anos. 








No lançamento, que acontece às 19h, na Gibiteca de Curitiba, eu estarei autografando exemplares gratuitos para todos que comparecerem ao evento, que também marcará a abertura da minha exposição individual ,que apresentarei originais do livro, assim como de minhas outras obras inspiradas pela cultura tradicional chinesa.

O projeto tem o incentivo das Livrarias Curitiba e da Celepar.

“Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba”