Sopro do Céu


SOPRO DO CÉU é meu primeiro livro ilustrado, uma obra original, escrita e ilustrada por mim. Esse trabalho é resultado da pesquisa na qual me aprofundei para produzir o livro em quadrinhos A JORNADA DE XUANZANG. A China é uma das civilizações mais antigas do mundo, fundada sobre forte valores e princípios espirituais. Em minha pesquisa, me deparei com toda uma escola de pensamento, que buscava explicar a origem da vida, do ser humano e do Universo. 


O ancião, personagem do livro SOPRO DO CÉU

    E o mais fascinante é que toda essa corrente de pensamento vem de um período que é considerado mítico pelos historiadores modernos, assim como a figura do primeiro imperador da China: Huangdi, o imperador Amarelo, que teria reinado de 2697 a 2597 Antes da Era Comum. Huangdi é tido como uma figura mitológica e realmente ele era considerado um ser divino.

    Huangdi era considerado um imortal, um semideus, detentor de conhecimentos que superavam em muito as capacidades humanas de compreensão. Ele escreveu o "Cânone do Imperador Amarelo", considerado o tratado de medicina mais antigo do mundo. Curiosamente, nesse tratado ele escreveu entendimentos que parecem superar o conhecimento da humanidade de hoje. Destaco aqui o princípio que inspirou e é o tema central do livro SOPRO DO CÉU: o princípio do Qi, ou Chi, como é também conhecido.



Huangdi, O imperador Amarelo



Aqui vou citar um trecho do livro, para ilustrar melhor ao que me refiro.


    "O Qi é tido como a energia da vida. se manifesta como uma força cósmica e vital que permeia todo o universo, uma energia primordial que dá origem à matéria, a energia que sustenta a matéria."


Certamente, não foi só o imperador Amarelo que escreveu sobre o Qi. No livro citei vários autores que também discorreram sobre o tema em suas obras. De fato, o Qi é um princípio que está presente de forma concreta em todo o pensamento daquele país, seja no campo da filosofia, da medicina tradicional, das artes e do próprio entendimento de como funcionam as coisas no Universo. 


E curiosamente, esse princípio é completamente desconsiderado no pensamento ocidental, a ideia de uma circulação de energia no corpo humano, meridianos, e outras coisas do tipo, são tidas como conceitos vagos e filosóficos, mas sem nenhuma aplicação prática ou concreta. 


A ideia de que essa energia é parte fundamental do funcionamento da vida parece muito provável para mim. Como praticante de uma prática milenar que envolve exercícios de Qigong, a existência dessa e de outras formas de energias se tornou uma experiência concreta. Algo invisível, porém com uma presença física tátil, como o vento, por exemplo. Reitero aqui que esse é apenas meu entendimento pessoal sobre tal manifestação.


O livro relata a história do jovem Wan, um cidadão chinês que, desde a infância, sentia um fascínio pelo Monte Tai, uma das Cinco Grandes Montanhas da China, um local místico que, ao longo da história,  atraiu peregrinadores em busca de contato com o divino. 

Wan protagonista do livro SOPRO DE CÉU



Wan foi transferido para Jinan, o que lhe permitiu frequentar o Monte Tai regularmente. Até que, certa vez, um acidente colocou nosso jovem protagonista em uma aventura que ele não podia antecipar. Wan entra numa jornada de descoberta e autoconhecimento, e assim, vai de encontro ao seu destino. 




SOPRO DO CÉU foi lançado em 09 de dezembro de 2022 na Gibiteca de Curitiba. No lançamento, pude autografar uma centena de livros que foram distribuídos gratuitamente ao público que prestigiou o lançamento, por ser um livro viabilizado com recursos públicos.  Posteriormente, também ocorreu em evento de lançamento na cidade de Palmeira e a exposição dos originais do livro na Gibiteca de Curitiba aconteceu em março de 2023. 



Lançamento na Gibiteca de Curitiba

Lançamento na Gibiteca de Curitiba


Lançamento em Palmeira - PR

Sessão de autógrafos na abertura da exposição
coletiva de quadrinhos na Gibiteca de Curitiba
em março de 2023 

Abertura da exposição coletiva de
quadrinhos na Gibiteca de Curitiba
em março de 2023 



 “Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.”