O ancião, personagem do livro SOPRO DO CÉU |
Huangdi era considerado um imortal, um semideus, detentor de conhecimentos que superavam em muito as capacidades humanas de compreensão. Ele escreveu o "Cânone do Imperador Amarelo", considerado o tratado de medicina mais antigo do mundo. Curiosamente, nesse tratado ele escreveu entendimentos que parecem superar o conhecimento da humanidade de hoje. Destaco aqui o princípio que inspirou e é o tema central do livro SOPRO DO CÉU: o princípio do Qi, ou Chi, como é também conhecido.
Huangdi, O imperador Amarelo |
Aqui vou citar um trecho do livro, para ilustrar melhor ao que me refiro.
"O Qi é tido como a energia da vida. se manifesta como uma força cósmica e vital que permeia todo o universo, uma energia primordial que dá origem à matéria, a energia que sustenta a matéria."
Certamente, não foi só o imperador Amarelo que escreveu sobre o Qi. No livro citei vários autores que também discorreram sobre o tema em suas obras. De fato, o Qi é um princípio que está presente de forma concreta em todo o pensamento daquele país, seja no campo da filosofia, da medicina tradicional, das artes e do próprio entendimento de como funcionam as coisas no Universo.
E curiosamente, esse princípio é completamente desconsiderado no pensamento ocidental, a ideia de uma circulação de energia no corpo humano, meridianos, e outras coisas do tipo, são tidas como conceitos vagos e filosóficos, mas sem nenhuma aplicação prática ou concreta.
A ideia de que essa energia é parte fundamental do funcionamento da vida parece muito provável para mim. Como praticante de uma prática milenar que envolve exercícios de Qigong, a existência dessa e de outras formas de energias se tornou uma experiência concreta. Algo invisível, porém com uma presença física tátil, como o vento, por exemplo. Reitero aqui que esse é apenas meu entendimento pessoal sobre tal manifestação.
Lançamento na Gibiteca de Curitiba |
Lançamento na Gibiteca de Curitiba |
Lançamento em Palmeira - PR |
Sessão de autógrafos na abertura da exposição coletiva de quadrinhos na Gibiteca de Curitiba em março de 2023 |
Abertura da exposição coletiva de quadrinhos na Gibiteca de Curitiba em março de 2023 |